ESEC do Jari
PA-AP

estatísticas da área

Espécies registradas::
1
Espécies com foto:
1
Espécies com som:
0
Total de registros:
4
Total de fotos:
4
Total de sons:
0

primeiros registros fotográficos

galo-da-serra
Daniel Rezende
Áreas de Observação

Estação Ecológica do Jari

Ocupando uma área de 227.126 hectares, a Estação Ecológica do Jari - ESEC do Jari está inserida em sua maior parte (cerca de 60%) no município de Almeirim - Pará, e o restante (cerca de 40%), encontra-se localizado no município de Laranjal do Jari - Amapá. A UC foi criada devido as preocupações do Governo Federal com os impactos do Projeto Jari (Jari Florestal e Agropecuária) e com a Segurança Nacional.

A ESEC do Jari está inserida no contexto das bacias hidrográficas do rio Jari, que abrange 72,38% da área e drena a porção leste, e do rio Paru, que abrange 27,62% da área e drena a porção sudoeste, sendo ambos afluentes esquerdos do Rio Amazonas. Ainda, tem destaque na geomorfologia, o “Paredão de Pedra” de mais de 70 Km de extensão, que corta horizontalmente a Estação do rio Jari ao rio Paru. Na cobertura vegetal predominam fisionomias da Floresta Ombrófila Densa, nas formações aluvial e submontana e Floresta Ombrófila Aberta.

A proximidade da UC da borda que marca a transição entre o Escudo das Guianas, um reconhecido centro de endemismo, e a Calha do rio Amazonas, coloca a ESEC do Jari em uma área especial para a fauna. A lista das espécies de aves que podem ocorrer na Estação inclui 433 espécies pertencentes a 61 famílias. Dentre estas espécies, destacam-se 25 endêmicas para a região do Escudo das Guianas.

História

A Estação Ecológica do Jari - ESEC do Jari é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada pelo Decreto nº 87.092, de 12.04.1982 e, posteriormente, redimensionada no Decreto nº 89.440, de 13.03.1984. Teve por objetivo ser uma área controle para estudar e acompanhar os impactos ambientais da grande floresta homogênea plantada que estava sendo formada na região. Foi a primeira UC na bacia do Jari com objetivo de atuar como uma área de proteção contra as ações antrópicas à montante do rio Jari. Além de deter aspectos geológicos particulares, se tem registro de pinturas rupestres no paredão de pedra a margem do rio Paru e gravuras em lajeado de pedra a margem do rio Jari.

Infra-estrutura

A infraestrutura da ESEC do Jari consiste em uma base administrativa localizada no distrito de Monte Dourado (Almeirim-PA), com alojamento para funcionários e pesquisadores (05 pessoas), salão para palestras e recepção de visitantes; e uma base operacional (base de campo) no interior da UC, com acesso por estrada de terra e disposta a 80 Km da sede administrativa. Nesta, há um alojamento para 40 pessoas, 02 salas de aula/laboratório, copa, cozinha, refeitório e 02 residências para funcionários.

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências